quarta-feira, 30 de abril de 2025

Homem é encontrado morto na casa em Jardim Alegre


Um homem foi encontrado morto na varanda de uma residência localizada na Rua Santo Antônio, nas proximidades do Country Clube, em Jardim Alegre. O fato foi registrado nesta quarta-feira, dia 30.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, confirmou o óbito. Em seguida, também foram acionadas a Polícia Civil e a Polícia Científica de Ivaiporã, que realizaram os procedimentos de praxe. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã. 

A vítima foi identificada como Luiz. Como há indícios de que possa se tratar de um possível ato extremo, a reportagem opta por não divulgar detalhes adicionais sobre as circunstâncias da morte. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos neste momento de dor.


UTIs do Hospital da Providência de Apucarana recebem certificado de 100% de aprovação nas Práticas de Segurança do Paciente


As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital da Providência foram certificadas com 100% de aprovação na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). A entrega do certificado de Adesão Plena ocorreu nesta terça-feira (29), em cerimônia realizada em Londrina.

Na Macrorregião Norte do Paraná, apenas quatro hospitais alcançaram a adesão plena ao programa da SESA, o que torna a conquista do Hospital da Providência ainda mais significativa. A certificação é baseada nos critérios da Anvisa e comprova o comprometimento da Instituição com a segurança, qualidade da assistência e cuidado centrado no paciente.

A adesão plena reconhece o cumprimento de todas as metas estabelecidas, incluindo identificação correta dos pacientes, prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, quedas, lesões por pressão e outras práticas fundamentais no ambiente hospitalar, especialmente em unidades de terapia intensiva.

“Foi um momento de muito orgulho. A conquista da adesão plena demonstra o compromisso da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente com a qualidade no atendimento”, destacou Daniele Quiezi Peregrino, gerente de qualidade do Hospital da Providência.

A gerente operacional, Irmã Renata Tavares, reforçou a importância da conquista, especialmente para os pacientes internados em estado crítico. “A certificação representa não apenas o reconhecimento de boas práticas, mas também uma importante garantia de segurança e excelência nos cuidados prestados nas UTIs. Para pacientes e familiares, isso significa maior confiança nos serviços oferecidos e, para a equipe, é a confirmação de que o trabalho realizado atende aos mais altos critérios de segurança e eficiência”.

Irmã Renata reforçou ainda que o reconhecimento vai além do selo de qualidade.  “Estar entre esse seleto grupo evidencia nosso compromisso com a melhoria contínua, a capacitação profissional e o cuidado centrado no paciente. Mais do que um selo, o certificado é um reflexo do nosso esforço coletivo em oferecer um ambiente seguro e de excelência”, finalizou Irmã Renata.

Previsão do Simepar é de maio mais seco e mais quente no Paraná

 


A previsão meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o mês de maio terá chuva abaixo da média e temperatura próxima ou ligeiramente acima da média. O mês já começa com um feriado de tempo estável e agradável em todas as regiões do Paraná.


Historicamente a chuva é mais intensa no mês de maio nas regiões próximas as cidades de Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ivaiporã, com acumulados de aproximadamente 200 mm de chuva. Os locais com menos chuva são as áreas que fazem limite com São Paulo e a Região Metropolitana de Curitiba, que costumam registrar acumulados entre 75 mm e 125 mm de chuva.


Com relação a temperatura média, maio costuma ter temperaturas entre 12°C e 14°C no extremo Sul e na capital. A temperatura sobe gradativamente. Uma faixa da região Central até Francisco Beltrão tem temperatura média entre 14°C e 16°C em maio; a região de Cascavel, Toledo, Cândido de Abreu, seguindo por uma faixa até próximo ao Litoral paranaense que tem temperaturas entre 16°C e 18°C; cidades como Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra, Umuarama, Maringá, Londrina e o Litoral têm média de temperatura em maio entre 18°C e 20°C; e a temperatura média mais alta do mês fica no extremo Noroeste, entre 20°C e 22°C.  


“Como não há previsão da entrada de massas de ar frio intensas no mês de maio, teremos predomínio maior de dias secos e quentes do que o comum para esta época do ano. Por isso o mês de maio deverá ser igual ou um pouco mais quente do que a média climatológica com relação a temperatura. Entre 0,5°C a 1°C acima”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. 


FERIADO - O feriado do Dia do Trabalho, nesta quinta-feira (1.º) será de tempo estável em todas as regiões paranaenses, com a amplitude térmica característica do outono: durante a madrugada e a manhã fará frio, mas com o predomínio do sol durante o dia, a tarde a temperatura ficará agradável. Em São José dos Pinhais a temperatura irá de 13°C a 20°C, em Guaratuba de 15°C a 22°C, em Laranjeiras do Sul de 11°C a 22°C, em São Miguel do Iguaçu de 14°C a 25°C, em Ibiporã de  14°C a 24°C, em Tomazina de 12°C a 23 °C e em Altônia de 16°C a 25°C.


A situação permanece similar na sexta-feira (2) e no sábado (3), mas muda no fim de semana. “No domingo (4), a previsão do tempo indica mudança com retorno da chuva para o Oeste do Paraná devido a formação de áreas de instabilidade que avançam do Paraguai. Nos demais setores paranaenses, o tempo segue estável”, explica Kneib.


Nevoeiros pontuais podem ocorrer desde sexta nas regiões Oeste e Centro do Paraná, com destaque para a região Leste, principalmente na madrugada e início do dia. 


SIMEPAR - Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.


Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Secretaria de Estado da Saúde lança a “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”


A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) começou a distribuir para as 22 regionais de saúde, a “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”. Também estão agregados num pacote mais quatro panfletos com importantes orientações sobre “Como prevenir quedas”, “Alimentação Saudável”, “Medicamentos: Você sabe usar?”, e “O sexo é parte importante da vida e o cuidado com a saúde também”. 

Em Apucarana e região, um grande lote de cadernetas foi recebida na 16ª Regional de Saúde e, já estão sendo separados, proporcionalmente, o número de exemplares para cada um dos dezessete municípios da área de abrangência. “A abordagem sobre a utilização da caderneta será feita pelas secretarias municipais de saúde, por meio de seus profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs e hospitais”, explica o diretor da 16ª RS, Lucas Leugi.     

A Caderneta de Saúde contém informações relevantes, que devem ser do conhecimento de todas equipes de saúde que possam vir a atender pessoas idosas. Conforme a proposta da Sesa, ela deve ser tratada como um documento, que deve estar sempre com os idosos e ser apresentado em qualquer atendimento de saúde, seja na sua casa, na unidade básica de saúde, na UPA, no ambulatório ou no hospital. 

O secretário de saúde, o médico Beto Preto, destaca que é muito importante que a Caderneta da Pessoa Idosa seja preenchida pelos idosos e, ao mesmo tempo, que o profissional de saúde, no atendimento, faça os devidos registros. 

Ao receber a caderneta, a pessoa idosa, algum familiar ou cuidador pode preencher as informações de identificação. As demais páginas devem ser preenchidas pela equipe de saúde. “Cuide bem da caderneta, pois ela será utilizada por muitos anos e pode ajudar os idosos a ter uma vida independente e com qualidade”, assinala Beto Preto. 

O odontólogo Moacir Paludetto, que atua como promotor de saúde profissional, na 16ª RS,  revela que nas páginas 7, 8 e 9 da caderneta contém uma série de questionamentos, que irão definir o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20). “As respostas podem ser preenchidas com ajuda de familiares ou acompanhantes, anotando as opções mais apropriadas, de acordo com as atuais condições de saúde das pessoas idosas”, pontua Paludetto. 

Ele cita ainda que a caderneta também inclui orientações sobre “Atividades de Vida Diária”, “Atividades Instrumentais de Vida Diária”, com diversos questionamentos de avaliação. Outro capítulo trata do “Índice de Vulnerabilidade Social e Familiar”. Constam ainda páginas com quadros sobre “Doenças Crônicas”, “Cirurgias”, “Alergias”, “Quedas”, “Hospitalizações”, “Medicamentos” (utilizados), “Controle de Pressão Arterial”, “Controle de Glicemia”, “Saúde Bucal” e “Orientações”, além do “Calendário de Vacinação”.

Prefeitura de Marumbi realiza melhorias no sistema de abastecimento de água

 


A Administração Municipal de Marumbi, pensando no bem-estar da população e na qualidade da água do município, está dando um grande passo para melhorar o abastecimento local.

Atendendo às reivindicações dos moradores dos conjuntos, a Prefeitura está promovendo melhorias no sistema de abastecimento de água. Está sendo realizada a substituição do motor responsável por bombear a água até a caixa d’água por um equipamento mais potente, o que irá garantir uma distribuição ainda mais eficiente.

A prefeita Elaine reafirmou que essa é mais uma das ações que demonstram o compromisso da sua gestão com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

O superintendente do SAAE, Luiz Carlos, também acompanha de perto a execução da obra e reforça, no vídeo acima, a importância dessa melhoria para todos os moradores.



IDR-Paraná promove Dia de Campo em Piscicultura no município de Kaloré


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) realizará no próximo dia 9 de maio de 2025, um Dia de Campo em Piscicultura no Sítio Capixaba, situado na Estrada Porto São Cristóvão, km 18, no Distrito de Jussiara, em Kaloré. O evento, voltado a agricultores, produtores e demais interessados na atividade aquícola, terá início às 12h30 e segue até as 16h10, com foco na piscicultura comercial.

A programação técnica inclui temas como resultados econômicos de unidades de referência, manejo, automação, alimentação e comercialização de peixes, reunindo especialistas do IDR-Paraná e representantes das empresas Aquagermany, Baxi e Mais Fish.

Além das palestras, o evento contará com um coffee break de encerramento e tem o apoio de diversas empresas do setor aquícola.

Cronograma do evento:

12h30 – Inscrição e recepção dos participantes

13h30 – Resultado econômico da unidade de referência em piscicultura – Leandro Cividini (IDR-Paraná)

14h10 – Manejo da piscicultura em sistema comercial – Rosilene Buss Gonçalves (IDR-Paraná)

14h50 – Automação na piscicultura e suas vantagens – Arison Luan de Souza (Aquagermany)

15h30 – Comercialização e padrão de produto para o mercado – Edilson Pini Inácio (Mais Fish)

15h50 – Qualidade da ração e alimentação dos peixes – Ailton Demito (BAXI)

16h10 – Encerramento com coffee break

A presença de produtores e demais interessados será muito bem-vinda. O evento busca promover conhecimento técnico, troca de experiências e incentivar o desenvolvimento da piscicultura na região.

PRF dá início à Operação Dia do Trabalho 2025 no Paraná


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, nesta quarta-feira (30), à Operação Dia do Trabalho 2025 nas rodovias federais que cortam o estado do Paraná. A ação, que se estende até o domingo (4), tem como objetivo combater condutas que matam no trânsito, reduzir a ocorrência de sinistros graves e garantir a segurança dos usuários durante o feriado prolongado.

O aumento no fluxo de veículos é esperado para o período, sobretudo em trechos de interligação com o interior do estado e regiões turísticas. Entre os principais focos da fiscalização estão as ultrapassagens proibidas, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e a falta do uso do cinto de segurança.

A operação faz parte da segunda e terceira fases da Operação Nacional de Segurança Viária 2025 e será executada simultaneamente em todas as unidades da PRF no país. No Paraná, os trabalhos serão intensificados com reforço de efetivo e emprego de radares, etilômetros e policiamento ostensivo em diversos pontos das rodovias.

Além da repressão a infrações, a operação também prevê ações educativas, com o objetivo de sensibilizar condutores e passageiros sobre comportamentos de risco e a importância da direção segura.

Durante o período da operação, haverá restrição de tráfego para veículos de carga com dimensões excedentes em rodovias federais de pista simples. A medida visa garantir maior fluidez ao trânsito e mais segurança para todos os usuários das rodovias.

Confira os dias e horários das restrições:

Quarta-feira (30/04): das 16h às 22h

Quinta-feira (01/05): das 06h às 12h

Domingo (04/05): das 16h às 22h

A restrição se aplica a veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensões excedam qualquer um dos seguintes limites:

2,6 m de largura

4,4 m de altura

19,8 m de comprimento

58,5 toneladas de PBTC

O descumprimento da norma constitui infração de trânsito e está sujeito à multa e retenção do veículo.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Prefeitos da AMUVI participam de reunião com Secretário de Inovação do Paraná

 


A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), sob a presidência do prefeito Primis de Oliveira, promoverá uma reunião especial com foco em inovação e tecnologia para os municípios da região. O encontro será realizado na próxima sexta-feira, dia 9 de maio, às 13h, na Sala de Reuniões da AMUVI, localizada na Praça Rui Barbosa, nº 12, em Apucarana (PR).

A reunião contará com a presença do Secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, Alex Canziani, que irá dialogar com os gestores municipais sobre estratégias, políticas públicas e oportunidades para o avanço tecnológico nas administrações públicas do Vale do Ivaí.

A iniciativa reforça o compromisso da AMUVI em aproximar os municípios das inovações que podem contribuir para a eficiência da gestão pública, ampliando o acesso a ferramentas tecnológicas e soluções inteligentes.

O convite foi direcionado a todos os prefeitos e prefeitas associados à entidade, com o objetivo de fomentar o debate e a integração regional em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões


 Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.857 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (29). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 11 milhões para o próximo sorteio.


Os números sorteados foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 - 50


37 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 48.309,97 cada

1.709 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.494,16 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (03), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

Governo vai investir R$ 7 milhões em novo pronto atendimento de Jandaia do Sul

 


O Governo do Paraná vai investir R$ 7 milhões em um Pronto Atendimento Municipal (PAM) em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. Serão R$ 4,5 milhões para a obra e mais R$ 2,5 milhões em equipamentos.

A nova unidade, que terá mais de 800 metros quadrados, oferecerá atendimento 24 horas para serviços de baixa e média complexidade, como consultas, triagens, exames, suturas e atendimentos de emergência. O anunciou foi feito nesta terça-feira (29) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, ao lado do prefeito Ditão Pupio e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Jandaia do Sul vai receber esse investimento importante de R$ 7 milhões na área da saúde para a construção de um pronto atendimento municipal, que é quase um mini-hospital”, afirmou o governador. “É uma estrutura que tem toda uma parte de equipamentos, são R$ 2,5 milhões só em equipamentos novos, com estrutura física também nova, que vamos colocar agora para iniciar essas obras justamente para atender o crescimento da cidade”, completou Ratinho Junior.

Os PAMs fazem parte de um modelo pioneiro desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de descentralizar os atendimentos de urgência e emergência. Parte da demanda dos grandes hospitais são transferidos para as novas estruturas modernas e resolutivas nos municípios menores. As liberações de recursos ocorrem por meio de convênios com as prefeituras.

Quase 300 km: edital de conservação de estradas rurais de 3 regiões tem resultado final


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para conservar 294,99 quilômetros de rodovias não pavimentadas nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí.

O Consórcio GH Cascalho, composto pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Hellman Construtora de Obras Ltda., foi confirmado pela Superintendência Regional Norte do DER/PR como vencedor dos dois lotes da licitação, após análise de recursos quanto ao resultado anterior. O investimento no total será de R$ 19.147.813,50, com prazo de execução de 730 dias.

O edital prevê os serviços rotineiros de cascalhamento; regularização por patrolamento; regularização, conformação e compactação de leito e escarificação, conformação e compactação de subleito; preenchimento de segmento com rebaixo utilizando rachão; e reaterro e apiloamento. Também serão realizados serviços para melhorar a drenagem de águas nos trechos, como escavação de vala lateral rasa, de bueiros e valas de drenagem; escavação para saída d’água; e implantação de bueiros simples tubulares de concreto e de bocas de bueiro; entre outros.

O próximo passo é a homologação do resultado, também publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguida da assinatura dos contratos.

Confira os detalhes de cada lote:

Lote 01

Rodovias: PR-442, PR-443, PRC-466, PR-532, PR-535, PR-536 e PR-547

Municípios: Apucarana, Assaí, Borrazópolis, Jataizinho, Londrina, Pitangueiras, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Rolândia e Uraí.

Extensão: 117,19 km.


Lote 02

Rodovias: PR-151, PRC-272, PR-436, PR-515, PR-517 e PR-531

Municípios: Arapoti*, Barra do Jacaré, Carlópolis, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Extensão: 177,80 km.

*Apesar de Arapoti ficar nos Campos Gerais, a rodovia não pavimentada PR-531 no território do município é administrada pela Superintendência Regional Norte do DER/PR.

Morre em Marilândia do Sul, o ex-prefeito Jaime Rossi, aos 82 anos

 


Marilândia do Sul se despediu nesta terça-feira, 30 de abril, de uma de suas figuras políticas mais importantes. Aos 82 anos, faleceu o ex-prefeito Jaime Rossi, considerado um dos protagonistas no progresso do município e referência na vida pública local.

Rossi exerceu o cargo de prefeito por três mandatos, sendo lembrado por sua dedicação incansável à cidade e à população. Ele estava internado na Santa Casa de Londrina, onde lutava contra problemas de saúde, incluindo pneumonia e complicações renais.

O ex-prefeito deixa dois filhos, Jefferson e Renata, e era casado com Elizabete de Freitas. Sua primeira esposa já havia falecido.

O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Marilândia do Sul, como forma de reconhecimento à sua trajetória e ao respeito que conquistou ao longo dos anos. A cerimônia ocorre entre a noite de terça-feira e a tarde desta quarta-feira, 30 de abril.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conceda consolo e força neste momento difícil.

Agências bancárias estarão fechadas no Dia do Trabalho


Todas as agências bancárias estarão fechadas nesta quinta-feira (1º/5), devido ao feriado do Dia do Trabalhador. Em 1º de maio, as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED).

O atendimento presencial nos bancos será retomado normalmente no dia seguinte, sexta-feira (2/5), apenas onde não há feriado estadual, municipal ou ponto facultativo, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone) com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira, nos locais onde não há feriado. Como o sábado não é considerado dia útil, não ocorrerá liquidação financeira.

No caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é recomendado antecipar o pagamento e, assim, evitar a incidência de juros e multas.

Paranaprevidência: beneficiários devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos


Dos pouco mais de 135 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência, 116 mil devem fazer o recadastramento obrigatório neste ano. O processo, que começou em janeiro, já totalizou mais de 68 mil recadastramentos realizados. Faltam ainda quase 48 mil beneficiários para atualizar suas informações.

Mesmo considerando positivo o resultado obtido até agora, a instituição alerta para o bloqueio de pagamentos dos beneficiários que não fizerem o recadastramento de acordo com o cronograma que, neste ano, tem como data limite o mês de aniversário dos aposentados e pensionistas.

De acordo com o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, entre os meses de fevereiro e março foram bloqueados pouco mais de 2,2 mil pagamentos. “Normalmente, quando percebem que o pagamento não foi creditado na conta, os aposentados e pensionistas nos procuram para realizar o recadastramento e regularizar sua situação”, explica ele. “Mesmo assim, o ideal para nós é que todos façam a atualização de seus dados dentro do prazo, para evitar problemas”, completa.

PRAZO – O recadastramento deste ano pode ser feito até o último dia do mês de nascimento do beneficiário. Assim, é importante ficar atento para não exceder este limite.

Vidigal ressalta que a adoção deste modelo visa facilitar a atualização do cadastro pelos beneficiários. “Percebemos em 2023, quando realizamos o recadastramento anterior, que estender a todos o prazo até o dia 31 de dezembro implica em um maior número de aposentados e pensionistas deixando para a última hora”, afirma.

Ele reforça, ainda, que o calendário de aniversário não impede que todos os beneficiários façam o recadastramento com antecedência. “Os números positivos que temos até agora demonstram justamente isso, que os beneficiários estão nos procurando antes do mês do aniversário, com antecedência, para ficar em dia com as suas obrigações”, completa.

O diretor-presidente explica que, a exemplo do anterior, o recadastramento deste ano é feito em formato digital, o que desobriga o comparecimento presencial à Instituição ou aos postos de atendimento em todo o Estado. “O nosso aplicativo e o nosso site são maneiras seguras para que os beneficiários atualizem suas informações com agilidade”, declara.

O aplicativo da Paraprevidência está disponível nas lojas Google Play (para Android) ou Apple Store (para IOS). O beneficiário deve, munido do CPF e da senha de acesso, proceder conforme as orientações que aparecerem na tela.

Outra forma de fazer o recadastramento é por meio do Portal da Paranaprevidência, na Área do Beneficiário. Neste mesmo endereço é possível conferir o calendário do recadastramento de 2025.

Caso não lembre ou não tenha a senha, poderá redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O beneficiário receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.

EXCEÇÃO – A exceção ao recadastramento fica por conta dos pensionistas universitários. Neste caso o procedimento também é feito exclusivamente no formato digital, mas duas vezes ao ano: em abril e agosto. Os períodos correspondem, respectivamente, ao primeiro e ao segundo semestre acadêmicos.

As informações acerca do recadastramento de pensionistas universitários estão no site Paranaprevidência, na área de Recadastramento, e no portal da Educação Previdenciária, na área de Beneficiários

Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira


O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 termina nesta sexta-feira (2).

Os interessados devem se inscrever diretamente no site do Sistema Encceja com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O prazo vale também para as solicitações de atendimento especializado e para tratamento pelo nome social, que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Acidente entre veículos é registrado em Borrazópolis



Na tarde desta segunda-feira (28), um acidente foi registrado na PR-170, a cerca de quatro quilômetros de Borrazópolis, no sentido de Faxinal, próximo à curva da Fazenda Araguaia. A colisão envolveu um Chevrolet Onix, com placas de Cascavel, conduzido por um representante comercial de uma empresa alimentícia, residente em Guarapuava. 

Ele relatou que retornava de Ivaiporã, onde havia cumprido compromissos profissionais. O outro veículo envolvido foi uma Fiat Strada branca, com placas de Cruzmaltina, carregada com tomates. O choque entre os dois automóveis foi intenso, a ponto de arrancar uma das rodas do Onix. O acidente ocorreu por volta das 15h30. Equipes de socorro foram rapidamente acionadas e encaminharam os feridos ao Hospital Municipal de Borrazópolis. 

Apesar da força do impacto, inicialmente, não havia risco de morte entre as vítimas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

PM encontra tornozeleira eletrônica rompida em Lunardelli


A Polícia Militar de Lunardelli foi acionada na tarde deste domingo (27), para atender uma ocorrência de achado de objeto na Avenida Dom Pedro Segundo, na área rural do município. 

De acordo com o boletim, uma denúncia anônima informou que uma tornozeleira eletrônica rompida havia sido encontrada no local. A equipe deslocou-se até o endereço, localizou o equipamento violado e realizou o recolhimento. 

A tornozeleira foi entregue na unidade do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen) de Ivaiporã para as providências cabíveis.

Pela segunda vez final única da Copa Libertadores será em Lima


Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025, anunciou a Conmebol nesta segunda-feira (28). A decisão do título será em 29 de novembro, mas o estádio segue indefinido. A capital peruana foi eleita pela entidade entre outras duas concorrentes: Brasília (DF) por ter o Estádio Mané Garricha, e Montevidéu que competia com o Estádio Centenário.

Esta é a segunda vez que a capital peruana receberá a final da Libertadores. A primeira foi em 2019, quando o Flamengo conquistou o bicampeonato ao derrotar o River Plate (Argentina) por 2 a 1 no Estádio Monumental “U”, do Club Universitario de Deportes, com capacidade para 80 mil torcedores. Na ocasião, Lima foi escolhida de última hora: originalmente, a decisão ocorreria em Santiago (Chile), mas devido a manifestações sociais na época, a capital chilena desistiu do evento por questões de segurança pública.

Outra opção de estádio em Lima é o Nacional, com capacidade para cerca de 50 mil pessoas. O estádio recebeu a maioria da partidas da seleção peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

No ano passado, a Conmebol definiu o estádio do jogo final da Libertadores após a realização das semifinais. Neste ano, as semis terminarão em 29 de outubro.

A competição teve início em 1º de abril, com a fase de grupos reunindo com 32 times, divididos em oito grupos. Além de Botafogo, atual campeão da Libertadores, o torneio conta com outros seis clubes brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Bahia. 

Ministério Público do Paraná lança cartilha para promover políticas públicas contra o racismo


O Ministério Público do Paraná divulgou uma cartilha que funciona como um guia para gestores públicos, vereadores, representantes da sociedade civil e todos que estão envolvidos na implementação de políticas públicas contra o racismo. O documento traz informações detalhadas sobre cada etapa do processo de adesão e execução do projeto, ajudando os municípios a criar ações efetivas e sustentáveis.

O projeto busca incentivar as prefeituras e câmaras municipais a desenvolverem políticas afirmativas, como a criação de Conselhos Municipais de Igualdade Racial, inclusão de história e cultura afro-brasileira e indígena nos planos de educação, além de leis de cotas raciais em concursos públicos e processos seletivos municipais.

Rota dos Destilados do Paraná é opção turística diferenciada do Vale do Ivaí


 

A Rota dos Destilados do Paraná é uma boa opção para conhecer mais da versatilidade do Turismo Gastronômico do Estado, que envolve tanto comida, quanto bebidas. Única estruturada neste recorte no Paraná, o caminho passa por municípios da região do Vale do Ivaí, valorizando empreendimentos, hospedagens, experiências turísticas, envolvendo produtores modernos e artesanais e dando destaque às diferentes vertentes da destilaria paranaense.

Com quase 150 qilômetros de extensão, o caminho foi traçado e organizado localmente pela Associação de Municípios do Vale do Ivaí Turismo (AMUVITUR). Em seu itinerário estão a Cachaçaria Estância Moretti e a sede da Cachaça Companheira, ambas em Jandaia do Sul; a fábrica do Ivaí Gin, em São João do Ivaí; e a pousada Solar Águas do Ivaí, que conta com uma experiência náutica no município de Borrazópolis.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, ressalta que muitos empreendimentos e experiências vêm surgindo no Paraná após a política do Governo do Estado de valorizar o turismo como geração de emprego e renda.

“O turismo é uma fonte de renda que surge da valorização da produção, seja através do setor privado ou dos municípios, com total aproveitamento do que a região tem de melhor a oferecer aos turistas e visitantes. Nos orgulha essa primeira rota estruturada com foco na destilaria paranaense. A iniciativa comprova que além de sermos referência na produção da cachaça, do gin e de outras bebidas, temos também potenciais novos a serem explorados”, disse.

A rota possuí um Passaporte Turístico, que serve como guia para os viajantes que decidem explorar o trajeto. O passaporte também fornece descontos e brindes nas experiências, por meio de um sistema de carimbos, que podem ser adquiridos ao visitar os destinos do itinerário. O passaporte pode ser adquirido AQUI.

Dorival Júnior assume oficialmente comando técnico do Corinthians

 


O Corinthians anunciou a contratação do técnico Dorival Júnior na tarde desta segunda-feira (28), um dia após o time masculino sofrer goleada (4 a 0) do Flamengo fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira passagem do treinador, de 63 anos, pelo clube paulista, atual 12º colocado na tabela. O vínculo com o Timão vai até o fim de 2026. A estreia de Dorival á será próxima quarta (30), fora de casa, contra o Novorizontino, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A partida terá início às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em  Novo Horizonte (SP).

“É um momento importante da minha carreira. Espero deixar um legado dentro de um trabalho que já vinha acontecendo. A comissão técnica anterior comandada pelo Ramón fez um belo trabalho e nos deixa em um momento especial. Espero dar sequência a tudo isso e alcançar os melhores resultados por essa grande equipe”, disse o ex-treinador da seleção brasileira, demitido há um mês, após comandar a Amarelinha em 16 partidas (sete vitórias, sete empates e três derrotas).

Com as negociações em curso com a diretoria do clube desde a última sexta (25), Dorival esteve no Maracanã no domingo (17) e acompanhou de perto o revés do Timão. Entre outros problemas, o time vem sofrendo com falhas sistemáticas na defesa: levou 33 gols em 29 jogos. Além do Brasileirão e da Copa do Brasil, o clube também disputa a Copa Sul-Americana.  Durante a assinatura do contrato, Dorival exaltou a torcida corintiana.

“É uma torcida fiel que não desiste em momento nenhum. Isso é uma marca registrada. Espero vivenciar tudo isso. Se Deus quiser, darei o meu melhor para todos os torcedores. Ao final da temporada, que possamos lutar por todas as competições que estamos disputando”, projetou Dorival, que já treinou outros grandes times como Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Vasco e Atlético-MG.

Dorival substituirá o treinador Ramón Díaz, desligado do clube no último dia 17. O novo técnico do Corinthians comandou o primeiro treino com o elenco nesta tarde. Dorival inicia sua caminhada no clube junto com os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero;  e o preparador físico Celso de Rezende. 

Fonte: Agência Brasil

Energia solidária: 280 mil famílias deixaram de gastar R$ 26 milhões no 1º trimestre


O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro trimestre de 2025. Esse é o valor que o Estado custeia no programa e que garante energia elétrica gratuita para famílias de baixa renda que consomem até 150 kWh/mês.

“O Energia Solidária é, sem dúvidas, uma das mais importantes políticas sociais de transferência de renda do governo do Paraná. Ao ser isenta da conta de luz, as famílias podem aplicar os recursos para alimentação, vestuário e outros fins”, ressalta o superintendente comercial da Copel, que operacionaliza o programa, Breno Castro.

Os recursos do Governo do Estado para o pagamento da conta de luz das famílias inclusas no programa somaram R$ 7,4 milhões, em janeiro; em fevereiro foram aplicados R$ 9,3 milhões e, em março, R$ 9,5 milhões.

MAIS DE UM MILHÃO - Com a Lei 20.943/2021, o Governo do Paraná ampliou o limite de consumo de energia de 120 kWh para 150 kWh, além de ter incluído no programa famílias que recebem o Benefício Prestação Continuada (BPC).

Só no ano passado, o Energia Solidária atendeu, em média, mais de um milhão de pessoas. São beneficiadas famílias com renda total de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único, que tenham portador de doença ou patologia cujo tratamento demande o uso continuado de aparelhos elétricos de alta demanda. Neste caso, o benefício consiste na aplicação de desconto equivalente ao consumo de 400 kWh.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO - Para ser beneficiária do Programa Energia Solidária, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), ou possuir pessoa que receba o Benefício da Prestação Continuada.

Se a família atende aos critérios descritos, o responsável deve procurar os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP) e solicitar a inscrição no CadÚnico.

É necessário que o representante da família vá presencialmente a essas unidades de atendimento e apresente um documento com foto e seu CPF ou título de eleitor, além de um comprovante de residência. Saiba mais AQUI.

Primeira geada de 2025 é esperada para esta terça-feira, prevê Simepar


Geada precisa de condições meteorológicas favoráveis quase como uma receita de bolo, que exige de bons insumos para dar certo. Os ingredientes da geada são, obrigatoriamente, céu claro (pouca ou nenhuma cobertura de nuvens), umidade relativa baixa, ambiente sem vento, e temperaturas abaixo de 5ºC. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), todas essas condições devem acontecer na manhã desta terça-feira (29), pela primeira vez em 2025. A primeira geada do ano está chegando. 

O tempo começa a mudar nesta segunda-feira. As temperaturas mínimas deverão ser registrada à noite, e não durante o amanhecer. “O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste do Brasil, no fim de semana, veio trazendo mudanças no tempo no Paraná”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. “Nesta segunda-feira, espera-se maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca ao longo do dia. A temperatura também começa a cair em todas as regiões”, informa Júlia.

Uma massa de ar frio e seco atuará sobre os estados da Região Sul ao longo da semana, o que vai impedir a formação de chuvas. O tempo ficará estável e com bastante amplitude térmica, ou seja, madrugadas frias e tardes mais amenas ou quentes. Esta terça, entretanto, terá um pouco mais de frio do que já foi constatado em 2025, e há a possibilidade de várias cidades registrarem a menor temperatura do ano até o momento.

“Diferentemente dos outros sistemas frontais frios, na retaguarda desta frente fria há uma massa de ar com maior característica polar, ou seja, um ar mais frio e seco. Essa condição é comum para esta época do ano, pois estamos na estação do Outono, aproximando-nos do Inverno”, detalha Júlia Munhoz.

REGIÕES - No Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba os termômetros vão marcar valores abaixo dos 10ºC. Pinhão e Guarapuava, por exemplo, podem ter temperaturas em torno de 5°C a 6°C no amanhecer. Na metade Norte do Estado, as mínimas devem variar entre 11ºC e 13ºC.

O destaque é para o setor Sul do Paraná, onde cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão marcar mínimas próximas dos 5ºC, aumentando o risco de formação de geada.  “Entre terça e quinta-feira, há a possibilidade de geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça, favorecida pelo predomínio de céu claro durante a madrugada. A partir de quarta-feira, a circulação atmosférica vinda do oceano para o Interior do Estado deverá aumentar a cobertura de nuvens, abrangendo desde o Litoral até os Campos Gerais e a região Sudeste. Com isso, a chance de geada será reduzida progressivamente ao logo da semana, mas não totalmente descartada, especialmente em municípios mais ao sul e no interior do Estado”, afirma Júlia.

As máximas na terça-feira à tarde deverão variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do Paraná, chegando a 25ºC e 26ºC nas faixas Norte e Oeste. As temperaturas máximas ao longo da semana deverão se elevar gradativamente, atingindo cerca dos 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas ao amanhecer deverão se elevar gradativamente, atingindo valores próximos aos 10ºC. 

ALERTA GEADA - Com a previsão de geadas mais frequentes a partir de maio, terá início na próxima semana o Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O serviço tem o objetivo de alertar os agricultores e a população em geral, com antecedência de 24 e 48 horas, sobre a ocorrência de geadas no Paraná.

SIMEPAR - Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Governo do Paraná inclui água de coco no cardápio da alimentação escolar


Das regiões litorâneas ao Interior do Estado, alguns alimentos estão presentes na mesa das famílias paranaenses em qualquer estação do ano. É o caso da água de coco que, mesmo com a chegada das estações frias do ano, mantém simpatizantes não apenas por ser um clássico refresco, mas especialmente como uma potente aliada em momentos que requerem hidratação mais intensa.

Neste ano, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) adquiriu água de coco para compor o cardápio dos estudantes da rede pública estadual de ensino, que agora também poderão contar com os benefícios dessa bebida. Só na segunda remessa da alimentação escolar (encaminhada de 6 de março a 4 de abril) foram entregues 200 toneladas de água de coco, distribuídas para as escolas da rede pública estadual em todos os 399 municípios paranaenses.

Durante o outono e o inverno é natural que as pessoas se esqueçam de se hidratar com tanta frequência como ao longo dos meses mais quentes. Nesse sentido, segue a preocupação do Governo do Estado e do Fundepar em ofertar opções para complementar a hidratação dos estudantes.

A água de coco pode ser servida tanto para acompanhar as refeições maiores no intervalo principal do turno escolar quanto nos lanches do Programa Mais Merenda, que são servidos nos momentos de entrada e de saída do período em que o estudante permanece na escola.

Seu uso é especialmente interessante após as aulas de exercícios físicos mais intensos, contudo, com ressalvas. “A água de coco é uma boa opção para se hidratar, mas não deve substituir totalmente a água. A água pura é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e garantir seu bom funcionamento”, explica Rosangela Mara Slomski Oliveira, coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar no Instituto Fundepar.

Sugere-se o uso da água de coco como um ingrediente em sucos mistos e vitaminas, que também podem ser feitos pelas merendeiras da rede pública estadual de ensino com os alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar.

A previsão é de que a água de coco permaneça compondo o cardápio das escolas ao longo de 2025. Serão mais três remessas de alimentos que devem abastecer toda a rede até o fim do ano, sendo a próxima com previsão de início para o mês de maio.

Objetos são furtados de veículo em Marumbi


Em Marumbi, a Polícia Militar foi acionada para atender na tarde de domingo (27), uma ocorrência de furto na Rua Quintilho Pini

. Um homem de 23 anos relatou que, durante a noite, um indivíduo pulou o muro de sua residência, abriu seu veículo Fiat/Palio e furtou um cinto de couro preto, uma carteira de couro preta com documentos pessoais e um cartão do banco Itaú.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos legais e o boletim de ocorrência foi registrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

domingo, 27 de abril de 2025

Jovem é agredida pelo irmão e caso acaba na delegacia de Marumbi


Na tarde de sábado (26), por volta de 16h10, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica e familiar na Rua Santos Dumont, no Centro de Marumbi. No local, uma jovem de 18 anos relatou que tentava limpar a residência quando seu irmão, de 26 anos, chegou, passou a atrapalhá-la e iniciou uma discussão com provocações e ofensas. Em seguida, ele teria lançado uma latinha em direção à vítima e a agredido com um soco no rosto. 

Diante do desejo de representação da jovem, ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Jandaia do Sul para as providências cabíveis.


Pesquisa do Paraná desenvolve avião agrícola de pulverização não tripulado


Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado sexta-feira (25) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, de asa fixa pesando acima de uma tonelada). A longo prazo, espera-se realizar um voo autônomo desta aeronave. Os estudos terão investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, de R$ 2,7 milhões.

A proposta dos pesquisadores apresenta uma solução tecnológica inovadora para o sistema de controle de uma aeronave de asa fixa com propulsão a combustão, aplicada à pulverização agrícola, capaz de realizar um voo supervisionado, inclusive com auxílio de sistemas de apoio ao piloto remoto, baseados em câmeras e sistemas embarcados inteligentes integrados ao AgroVANT. Integram o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Aeronaves de Pequeno Porte, pesquisadores da UTFPR, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da IPE Aeronaves.

Segundo o pesquisador do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados e Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e articulador do NAPI Aeronaves, Douglas Renaux, o desenvolvimento do sistema de controle digital para uma aeronave não-tripulada, com massa superior a 1 tonelada, capaz de realizar voos autônomos é de elevada complexidade e uma iniciativa pioneira.

“Não se tem conhecimento de uma aeronave com este porte, para aplicação civil, atualmente em operação no mundo. Inicialmente ele vai ser pilotado remotamente, ou seja, vai ter uma pessoa no chão responsável pela pilotagem. Ao longo do tempo a gente quer ir aumentando o nível de autonomicidade da aeronave até que a gente possa ter uma aeronave 100% autônoma”, explica o pesquisador.

Desta forma, será possível programar a aeronave antecipadamente indicando de onde ela deve decolar, pra onde ela deve voar, como ela deve pulverizar e como ela deve retornar. “Esperamos um aumento enorme de efetividade, de eficiência, e também de segurança porque hoje a área de aviação agrícola é causadora de muitos acidentes. Tirando o piloto de dentro da aeronave vamos conseguir ganhos muito significativos”, ressalta Douglas Renaux.

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE – No projeto os pesquisadores serão responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas aviônicos e os trabalhos com engenharia de materiais enquanto a empresa paranaense IPE Aeronaves,  atuando há 50 anos no mercado, participa com a aeronave que vem sendo desenvolvida há mais de dois anos pela empresa.

sábado, 26 de abril de 2025

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões


As seis dezenas do concurso 2.856 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior


O corpo do papa Francisco foi trasladado até a Basílica de Santa Maria Maior, onde foi sepultado às 13h30 (horário local) deste sábado (26), conforme pedido do pontífice. O enterro ocorreu após a missa de Exéquias na Basílica de São Pedro

De acordo com o Vaticano, cerca de 150 mil pessoas se posicionaram nas ruas de Roma para prestar homenagens, se despedir de Francisco e acompanhar a passagem do cortejo.

Às 13h, teve início o rito de sepultamento, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell na presença de outros religiosos e também de membros da família de Francisco. Meia hora depois, a cerimônia foi encerrada.

“Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Popoli Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé, em nota.

O túmulo, por escolha do próprio papa, é simples – composto apenas pela inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. Um detalhe, entretanto, dá caráter pessoal ao local: o túmulo foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália, onde nasceu o bisavô do pontífice.

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025


A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Curso sobre Transtorno do Espectro Autista vai qualificar profissionais do SUS no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para aprimorar o cuidado e o atendimento às pessoas com suspeita ou diagnóstico de TEA, com base em evidências científicas.

A formação é destinada a 300 profissionais de diferentes níveis de atenção à saúde de todo o Paraná que atuam diretamente com avaliação e acompanhamento de pessoas com TEA. O curso terá carga horária total de 195 horas, sendo 155 horas na modalidade de ensino a distância (EaD) e outras 40 horas presenciais.

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a qualificação dos profissionais é essencial para garantir um atendimento mais humanizado, preciso e eficaz.

“Investir na formação de quem está na ponta, no dia a dia com as famílias e pessoas com TEA, é um compromisso com a saúde inclusiva e baseada em evidências. A capacitação é um passo fundamental para melhorar o diagnóstico, o cuidado e o acolhimento dessas pessoas em toda a rede de atenção”, afirmou.

A participação no curso contribuirá para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Sesa, promovendo avanços significativos nos serviços de saúde para a população com TEA no Paraná.

As inscrições podem ser feitas até 4 de maio de 2025 AQUI.

500 vagas: Secretaria da Educação publica edital do novo PSS da rede estadual de ensino


A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta sexta-feira (25) o edital do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes para a rede estadual de ensino. As inscrições serão abertas no dia 05 de maio. O certame ofertará 500 vagas distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação, com reserva de 10% para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. O período de inscrição se estenderá até 18 de maio, exclusivamente no site www.pss.pr.gov.br, onde o candidato deverá fazer cadastro prévio.

A seleção consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório, com pontuação total de até 100 pontos. Cada habilitação/função tem sua especificidade, portanto é importante que o candidato verifique criteriosamente o edital antes de se inscrever. É possível se inscrever em quantas funções desejar, desde que possua a escolaridade exigida. 

O resultado provisório será divulgado após as 16h do dia 22 de maio de 2025. A classificação final será homologada em 30 de maio, com divulgação no site da Secretaria da Educação do Paraná.

O prazo de validade do certame é até 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado uma vez. Para detalhes completos sobre cronograma, número exato de vagas por NRE, requisitos de escolaridade e instruções de apresentação de documentos, consulte o Edital, disponível na página da Seed a partir de 25 de abril.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Caixão do papa Francisco é fechado no Vaticano


Mais de 100 mil pessoas compareceram à Basílica de São Pedro na sexta-feira para se despedir do papa Francisco, falecido aos 88 anos após um derrame. Desde quarta-feira, cerca de 250 mil fiéis visitaram seu corpo, entre eles líderes mundiais como Emmanuel Macron e Lula. A última homenagem pública ocorreu antes do lacre do caixão em cerimônia privada. Francisco, primeiro papa das Américas, liderou a Igreja por 12 anos, marcado por sua simplicidade, carisma e tentativas de reforma. Seu funeral ocorrerá no sábado com a presença de 160 delegações estrangeiras. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, como desejou.

Reunião discute melhorias e incentivos para o fortalecimento da Feira do Agricultor em Marumbi


No dia 25 de abril de 2025, reuniram-se a Prefeita Elaine, a chefe da Secretaria da Agricultura e Turismo Hillary, o responsável pela feira Douglas Vieira Peretti, e os produtores rurais/feirantes, com o objetivo de fomentar novos estímulos e incentivos para o crescimento da Feira do Agricultor.

Durante o encontro, foram discutidas propostas importantes para tornar a feira mais atrativa e dinâmica, como a inclusão de músicas para animar o ambiente, o fechamento da avenida onde ocorre a feira todas as quartas-feiras, garantindo mais segurança e conforto, e a diversificação na venda de produtos, ampliando as opções para os consumidores e incentivando a participação de novos produtores.

A reunião foi produtiva e reafirmou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura familiar, do turismo local e da valorização da feira como um espaço essencial de convivência, cultura e geração de renda.

Criminoso usa faca e comete roubo em residência em Califórnia


Na tarde de quinta-feira (24), por volta de 15h10, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de roubo em uma residência localizada na Rua Otávio de Oliveira, no centro de Califórnia. Segundo relato da vítima, um indivíduo vestindo moletom e calça preta, usando mochila e com capuz no rosto, invadiu a residência armado com uma faca. 

Sob ameaças, o autor exigiu dinheiro e joias. A vítima entregou R$ 400 em espécie, que estava guardado em sua bolsa, além de ter seu celular levado. A vítima foi orientada pelas autoridades.

Homem sofre ferimentos leves após perder direção de carro em Arapongas


Um sinistro de trânsito do tipo choque foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (24 de abril), por volta das 12h25, na PR-444, no km 1,  em Arapongas. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor de um Ford Focus com placas de Arapongas seguia no sentido Maringá–Arapongas quando perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco à direita da pista. 

O motorista, um homem de 39 anos, sofreu ferimentos leves e foi socorrido pela equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e encaminhado ao Hospital Honpar II. A área foi sinalizada inicialmente pelo Corpo de Bombeiros, e, posteriormente, uma equipe recolheu o veículo até o posto da Polícia Rodoviária Estadual de Rolândia.

Veículo adulterado é apreendido em Apucarana


A Polícia Militar apreendeu na manhã desta sexta-feira, dia 25, um veículo com sinais de adulteração na Avenida Doutor Munhoz da Rocha, no centro de Apucarana. A equipe foi acionada para dar apoio ao CPU em uma averiguação de possível adulteração de sinal identificador de veículo automotor. 

No local, os policiais fizeram contato com o responsável pelo carro, que informou estar com o veículo para venda e autorizou as verificações. Durante a checagem, não foi possível confirmar a numeração do motor. Já na conferência do número do chassi, foram observadas características consideradas suspeitas. 

A equipe entrou em contato com a Delegacia de Polícia de Apucarana, que orientou pela remoção do veículo para vistoria e esclarecimento das dúvidas. O veículo foi apreendido.


Colisão na PR-444 deixa mulher ferida em Arapongas


Um  acidente do tipo colisão transversal foi registrado na manhã desta sexta-feira (25 de abril), por volta das 9h30, na PR-444, no km 8, entre Mandaguari e Arapongas. 

De acordo com  informações da Polícia Rodoviária Estadual, o sinistro envolveu um GM Corsa com placas de São Paulo e um Fiat Strada de Arapongas. O Corsa, que seguia sentido Mandaguari–Arapongas, colidiu transversalmente contra a Strada, que trafegava no sentido oposto em sua mão de direção. 

O condutor do Corsa, um homem de 57 anos, sofreu ferimentos leves e foi hospitalizado, não sendo possível a realização do teste do etilômetro. A passageira do veículo, uma mulher de 51 anos, teve ferimentos graves e também foi socorrida. 

O motorista da Strada, de 58 anos, não se feriu. Ele realizou o teste do bafômetro, que apontou resultado de 0,00 mg/L. No momento do acidente, o tempo estava chuvoso.  As circunstâncias da colisão serão apuradas pelas autoridades.

Estado fortalece vigilância em saúde com novo repasse de R$ 50 milhões aos municípios


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), autorizou o repasse de incentivo financeiro aos 399 municípios como parte do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Provigia). O investimento foi formalizado por meio da Resolução Sesa nº 726/2025 e totaliza R$ 50 milhões em investimentos e custeio para reforçar a estratégia estadual de promoção, prevenção e proteção da saúde.

O novo repasse integra um pacote de investimentos anunciado pelo governador Ratinho Junior durante o evento Saúde em Movimento, realizado em março deste ano, em Foz do Iguaçu. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a ampliação da qualidade dos serviços prestados à população, garantindo infraestrutura e suporte para ações de Vigilância em Saúde.

“Esse pagamento reafirma mais um compromisso do governador Ratinho Júnior com as ações de saúde do Paraná”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. Ele lembrou que, em 2019, o antigo VigiaSus contava com descentralização de menos de R$ 10 milhões por ano para os municípios. “Agora são R$ 50 milhões”, enfatizou.

Criado em 2021, o Provigia desempenha um papel fundamental no fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde no SUS. O programa destina recursos aos Fundos Municipais de Saúde, permitindo que sejam aplicados em iniciativas estratégicas, como capacitação de equipes, aquisição de equipamentos e veículos, entre outras melhorias essenciais.

Desde sua implementação, já foram garantidos aos municípios paranaenses cerca de R$ 177,44 milhões, além novo repasse de R$ 50 milhões.

IPVA 2025: vence nesta sexta-feira a quarta parcela para placas com final 7 e 8


O prazo de pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 se encerra nesta sexta-feira (25) para donos de veículos com finais de placa 7 e 8. Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros.

É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

COMO PAGAR – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril (vencido)

Placas 5 e 6: 24 de abril (vencido)

Placas 7 e 8: 25 de abril

Placas 9 e 0: 28 de abril

Caminhão pega fogo na PRC-487 durante a madrugada

  Na madrugada desta terça-feira (15 de julho), por volta das 3h50, o Corpo de Bombeiros Integrado foi acionado para atender a um incêndio v...