quinta-feira, 26 de junho de 2025

Congresso derruba decreto sobre aumento do IOF

 


O Congresso derrubou o decreto do governo Lula que aumentava o IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

Horas após a Câmara, o Senado também votou e aprovou, nessa quarta-feira (25), o projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos de três decretos editados pelo governo federal sobre o aumento das alíquotas do IOF.

Na Câmara, foram 383 votos pelo cancelamento da medida, contra 98. E no Senado, a votação foi simbólica.

O decreto abrange empréstimos, financiamentos, operações com cartões de crédito e remessas de valores para o exterior.

Com o resultado das votações dessa quarta-feira, o governo federal vai precisar definir outras formas de arrecadar ou economizar R$ 20,5 bilhões para cumprir a meta fiscal do orçamento de 2025. Isso porque, já bloqueou ou contingenciou outros R$ 31,3 bilhões em despesas deste ano.  

Na sessão, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), falou  que após acordo com os líderes do governo com os presidentes da Câmara e do Senado, o Ministério da Fazenda reduziu as alíquotas do IOF.  E que esse acordo foi descumprido

Após a votação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, considera que o resultado da votação foi uma derrota para o governo, mas acenou com a possibilidade de construção de um novo acordo. Ele pediu ainda que haja maior diálogo com o Parlamento, que, segundo ele, vem apoiando a política econômica do atual governo, desde o início.

O projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos de três decretos editados pelo governo federal agora será agora promulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motorista se salva após carreta pegar fogo em colisão em Iretama

  Uma colisão entre dois caminhões mobilizou equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) na manhã desta terça-feira (16), no trevo de I...