quinta-feira, 10 de julho de 2025

Lei da Faixa Limpa: Copel reforça importância da preservação da área das linhas

 


O contato de árvores com a rede elétrica é uma das principais causas de interrupções no fornecimento de energia, tanto em áreas urbanas quanto rurais. No Paraná, a Lei da Faixa Limpa (Lei 20.081/2019) determina que uma faixa de segurança de 30 metros (15 metros de cada lado da rede) seja mantida livre de vegetação de grande porte, sendo responsabilidade do proprietário do terreno fazer essa manutenção.

Um exemplo de boa prática foi apresentado no 2º Fórum de Energia de 2025: a Fazenda Humaitá, em Guarapuava, substituiu a vegetação alta por plantios de erva-mate em uma área de 5 hectares sob uma linha de transmissão. A solução, além de atender à legislação, gerou retorno financeiro estimado entre R$ 25 mil e R$ 50 mil. A erva-mate é uma cultura de pequeno porte e se adapta bem ao clima da região, exigindo baixa manutenção.

A Copel reforça que, ao identificar riscos com a vegetação próxima à rede, o produtor deve acionar a concessionária, que pode intervir quando necessário. O corte de árvores nativas, por sua vez, depende de autorização ambiental. A iniciativa da fazenda mostrou como é possível transformar um problema em solução rentável e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mortes nas rodovias federais do Paraná aumentam 8,2% no 1º semestre de 2025

  O número de mortes nas rodovias federais do Paraná subiu 8,2% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Se...