sábado, 12 de julho de 2025

Montadoras pedem credenciamento de modelos ao programa Carro Sustentável com IPI zero


Cinco grandes montadoras — General Motors (Chevrolet), Renault, Volkswagen, Hyundai e Stellantis (Fiat) — solicitaram ao governo federal, nesta sexta-feira (11), o credenciamento de veículos compactos para o programa Carro Sustentável, que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos mais eficientes e com fabricação nacional.

Foram indicados os modelos Chevrolet Onix, Renault Kwid, Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Argo e Fiat Mobi. Para ter direito ao IPI zero, os veículos devem emitir menos de 83g de CO₂ por km, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricados no Brasil e se enquadrar como carro de entrada.

O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e autoridades do setor. A iniciativa integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que busca reduzir a emissão de carbono na frota nacional.

Além do IPI zero para carros de entrada, o governo lançou o "IPI Verde", com alíquotas base de 6,3% para veículos de passeio e 3,9% para comerciais leves. Esses percentuais podem ser ajustados conforme critérios como eficiência energética, segurança e reciclabilidade.

Segundo o governo, cerca de 60% dos carros vendidos no Brasil devem ter redução no imposto, sem causar impacto fiscal. O Mover prevê R$ 19,3 bilhões em créditos financeiros até 2028 e pode gerar até R$ 190 bilhões em investimentos no setor automotivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motorista se salva após carreta pegar fogo em colisão em Iretama

  Uma colisão entre dois caminhões mobilizou equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) na manhã desta terça-feira (16), no trevo de I...