Cinco grandes montadoras — General Motors (Chevrolet), Renault, Volkswagen, Hyundai e Stellantis (Fiat) — solicitaram ao governo federal, nesta sexta-feira (11), o credenciamento de veículos compactos para o programa Carro Sustentável, que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos mais eficientes e com fabricação nacional.
Foram indicados os modelos Chevrolet Onix, Renault Kwid, Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Argo e Fiat Mobi. Para ter direito ao IPI zero, os veículos devem emitir menos de 83g de CO₂ por km, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricados no Brasil e se enquadrar como carro de entrada.
O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e autoridades do setor. A iniciativa integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que busca reduzir a emissão de carbono na frota nacional.
Além do IPI zero para carros de entrada, o governo lançou o "IPI Verde", com alíquotas base de 6,3% para veículos de passeio e 3,9% para comerciais leves. Esses percentuais podem ser ajustados conforme critérios como eficiência energética, segurança e reciclabilidade.
Segundo o governo, cerca de 60% dos carros vendidos no Brasil devem ter redução no imposto, sem causar impacto fiscal. O Mover prevê R$ 19,3 bilhões em créditos financeiros até 2028 e pode gerar até R$ 190 bilhões em investimentos no setor automotivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário