quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Queima de lixo causa um terço dos incêndios ambientais no Paraná, alerta Corpo de Bombeiros

De janeiro a julho de 2025, o Paraná registrou 4.830 incêndios em vegetação, sendo 1.641 iniciados com fogo ateado a lixo em terrenos baldios. Isso representa 33,9% dos casos, segundo o Corpo de Bombeiros. Em 2024, o índice foi ainda maior, com 37,8% das 11 mil e 900 ocorrências originadas da mesma prática.

A situação se agrava no inverno, com tempo seco e maior incidência de queimadas. Só em julho deste ano foram 587 incêndios em terrenos baldios. A prática, além de ser crime ambiental com penas de até seis anos de prisão, causa riscos à saúde e à segurança pública.

Como medida preventiva, a plataforma VFogo, desenvolvida pelo Simepar com apoio da Nasa e outras agências, vem sendo usada para identificar focos de calor em tempo real. Em 2024, o sistema detectou mais de 50 mil focos, mais que o dobro do ano anterior. Denúncias de queimadas ilegais devem ser feitas pelo telefone 190.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incêndio destrói colheitadeira na zona rural de Marumbi

Uma colheitadeira foi totalmente destruída por um incêndio na tarde desta quinta-feira (7) no sítio Pinheiro, próximo à Cooperval, na zona r...